Uma imagem da adolescência é transmitida como “padrão” ou “ideal”; esta imagem comporta padrões de beleza, locais a serem frequentados, roupas a serem usadas e culturas a serem consumidas, entre tantas outras coisas, sendo transformada em produtos a venda no mercado. Basta ter recursos financeiros para consumi-los.
Durante os encontros de Orientação Social do Projeto Socioeducativo Projovem Adolescente, que acontece em Santo Antonio de Jesus- BA, desde 2008 em ambiente de zona rural e urbana, observou-se cada adolescente apresenta curiosidades, interesses e diversidades que caracterizam os coletivos. Cada coletivo tem um perfil característico que identifica os adolescentes como “pessoa” em constantes e valiosos processos de formação cidadã.
Os encontros nos coletivos proporcionam aos jovens contatos com as diferentes abordagens que os direciona a perceber as mudanças físicas como fatores importantes e complementares ao seu desenvolvimento e sua formação.
Desde a realização desse projeto algumas mudanças comportamentais, intelectuais e afetivas têm sido observadas na vida dos adolescentes que apresentam uma faixa etária que se encaixam entre 15 a 17 anos. Esses adolescentes buscam nas orientações sociais uma formação complementar ao convívio familiar e social. Aperfeiçoando seus conceitos em relação ao “mundo adulto”.
As dinâmicas, bem como as atividades realizadas nas orientações contribuem para o desenvolvimento do senso crítico-avaliativo do desempenho dos jovens e dos orientadores. Contudo cria-se um ambiente participativo, introspectivo, saudável e agradável entre os jovens dos diferentes coletivos que compõem o Projovem Adolescente de Santo Antonio de Jesus- BA. No contexto de debates e discussões das diferentes opiniões visualiza-se que o jovem adolescente que participa de um projeto como este apresenta um importante diferencial para a sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário